AUDIO LIVRO - HISTÓRIA E FILOSOFIA






HISTÓRIA E FILOSOFIA

Esta série destina-se a fornecer subsídios para o entendimento da evolução da ciência e do pensamento ocidental. Não se pode compreender claramente os novos paradigmas da ciência moderna, sobretudo da Física Quântica sem conhecer os mistérios das antigas civilizações, um emaranhado de fatos que definiram o fracasso ou o sucesso das diversas civilizações, tudo sob um olhar de um pesquisador em Neurolinguística – pois assim como os antigos agiam, eram movidos pelos seus pensamentos, definindo a cultura, a arte e a religião.

A77 – O Despertar da História - ORIGEM
Onde tudo começou. O mundo Pré-Histórico. Das origens do homem à fundação das regiões habitáveis; a idade da pedra, a idade do bronze, a idade do ferro; uma visão cosmológica e quântica da história. A versão da teoria evolucionista e o entendimento do Big Bang.

A78 – Despertar da História – Egito e Mesopotâmia
A advento da civilização está intimamente ligado ao surgimento das cidades. A vida urbana emergiu quando a agricultura começou a fortalecer os artesões, comerciantes, governos e organizações religiosas. A civilização do Egito e da Mesopotâmia. Uma visão cosmológica e quântica da história.

A79 – Civilização Grega
História da ascensão da civilização Grega. Nossa democracia e filosofia estão ligadas ao racionalismo da mente grega. Legou um novo sentido de identidade individual em relação a sociedade, ao mundo e aos deuses. As conquistas de Alexandre o Grande. A era Helenística – reinos que após a queda do império de Alexandre, estende a cultura grega por todo o mediterrâneo. Uma visão cosmológica e quântica da história.

A80 – O Pensamento Grego: de Pitágoras a Arquimedes
A busca dos gregos pela sabedoria e seu questionamento sobre tudo. Seus conceitos sobre a natureza, a realidade e Deus, abriram caminho para o pensamento do ocidente. Sócrates (469-399AC), Platão (429-347 AC), Aristóteles (384-322 AC), Euclides (300 AC), Arquimedes (287-212 AC), Hipócrates (460-377 AC) e Heródoto (480-420 AC). Com os avanços da física quântica, estes temas voltaram a ter novamente importância, já que muitos dos pensamentos dos antigos estão sendo compreendidos à luz das novas descobertas cientificas. Portanto, serve como reflexão filosófica.

A81 – Civilização RomanaRoma floresceu por 800 anos. As legiões Romanas marcharam através do mundo mediterrâneo. A história da ascensão e declínio de Roma. O legado de Roma: o direito, engenharia de construção, cidades, língua, cultura e o cristianismo. O exercito forte e disciplinado foi uma das 5 razões da ascensão de Roma. Os impostos opressivos foi uma das 5 razões da queda de Roma. Conheças as outras razões neste áudio livro.

A84 – Civilizações Desaparecidas

Este áudio livro leva o ouvinte a uma curiosa viagem de descobertas pelos lugares mais marcados pela espiritualidade. Ur (a cidade que Abraão conheceu), Nínive (poder Assírio), Babilônia (Nabucodonosor), Olímpia (gregos), Pompéia, etc. Uma viagem para as terras místicas.Uma visão quântica das religiões. Uma visão cosmológica e quântica da história.

A86 – O Iluminismo
Uma das épocas de artes mais brilhantes da história. Os filósofos discutiam sobre os interesses dos homens e se uniram aos déspotas esclarecidos para mudar o mundo. Uma abordagem muito interessante que nos faz refletir sobre a frase: quem tem o domínio das informações nas mãos, tem poder. Foi de lá que os governantes, na sua maioria intelectuais, tornaram-se patronos dos grandes filósofos (porém não queriam abrir mão de seu poder).

A87 – História das Ciências e das DescobertasPara qualquer estudante ou pesquisador de tecnologia e ciências, é muito proveitoso conhecer alguns fatos mais marcantes na história das descobertas científicas e tecnológicas. É um exercício para os neurônios poder saber que em apenas um ano após a Relatividade Especial de Einstein, outros cientistas puderam descobriras ondas eletromagnéticas, inventar a válvula triodo e a quimioterapia. Ou fatos como os pesquisadores entenderem a carga do elétron em 1911 para em questão de poucos anos inventarem o receptor de rádio e instrumentos como o osciloscópio. E que com este osciloscópio os cientistas puderam estudar as fibras nervosas do corpo e entender que elas eram carregadas de eletricidade para anos depois inventarem o ECG.A descoberta da física quântica e a conseqüente invenção do microscópio eletrônico. E por aí vai, com histórias das descobertas até os dias de hoje.

A88 – História do Mundo: da Idade Média até Nossos Dias
Para fazer o desfecho da série, este áudio livro comenta desde o Império Bizantino (após a queda de Roma) até os dias atuais, passando pela idade média, a Renascença, as guerras religiosas, a era do absolutismo e a Revolução Industrial e Tecnológica.

A95 – A Historia da Física e sua Relação com a Religião

Áudio livro que aborda de maneira muito clara e concisa alguns importantes fatos históricos da física e as relações com a religião. Não é um áudio livro para ser estudado, mas sim para servir de reflexão sobre os mitos e as religiões. Uma obra para ser escutada várias vezes por religiosos e não religiosos, que apreciem um conteúdo inteligente, cujo autor, além de físico, engenheiro, pedagogo e pesquisador de biofísica, é também profundo conhecedor de historia, sobretudo das historias bíblicas e das religiões.
Alguns dos temas abordados: As opiniões de grandes cientistas como Kepler, Newton, Nicola Tesla, Einstein, etc sobre a religião; as opiniões dos grandes filósofos gregos sobre Deus (Aristóteles, Sócrates, Pitágoras, etc); as opiniões dos filósofos modernos sobre as religiões (Descartes, Schopenhauer, Nietzche, Marx, etc); Charles Darwin e o impacto de sua obra da evolução; o poder do mito; a física clássica e o materialismo versus a física quântica e o espiritualismo; física quântica e ufologia; a física e a filosofia; a filosofia e a religião; os mitos e as religiões; Deus e a física; milagres, dogmas, profecias sob a ótica da física; a física e as curas vibracionais; a física e a relação com os grandes mistérios da historia. A física e a metafísica. Uma particularidade importante é que o autor em momento algum revela sua opinião pessoal, restringindo-se apenas à apresentação dos fatos.


A 185 – HISTÓRIA DO DINHEIRO E O TAO

Numa linguagem simples, é explicada a origem do dinheiro e dos fundamentos econômicos que regem o mundo moderno. Como a sociedade capitalista contemporânea é influenciada pelo idealismo de Marx. Aborda ainda o TAO do dinheiro: qual deve ser o verdadeiro papel do dinheiro para o homem ou mulher preocupado com à sua espiritualidade. O dinheiro visto sob o prisma da física quântica.