CURSO PARA JOVENS ESTUDANTES






CURSO ESPECIAL PARA JOVENS ESTUDANTES
(a partir da 5ª série até ensino médio)


ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL


OBJETIVOS:

· Vários educadores em todo o mundo estão chegando à conclusão de que a competência de planejar a vida, a carreira, bem como tomar decisões em meio a turbulências da vida, deve ser ensinada na escola, do mesmo modo que se ensina matemática e português.

Segundo John Clabby, autoridade em desenvolvimento humano, as crianças devem aprender uma estratégia especifica para soluções, fazer o seu melhor e utilizar erros como informações valiosas para desenvolver melhores planos para o futuro. Ensinar a tomada de decisão, ensinar a ser competente nos estudos para serem competentes profissionais no futuro.
· Por que a Índia cresce 8% ao ano e no Brasil a taxa de crescimento é de apenas 2%? Segundo pesquisadores, na Índia existe uma tradição: desde crianças, aprendem a se tornarem profissionais de sucesso.


· Neste curso, ministrado com muita competência e com muitos recursos multimídia e até filmes cinematográficos para atrair a atenção dos jovens, eles aprenderão as principais técnicas de Programação Neurolinguística, naturalmente com uma abordagem suave, preparando-os para o aprimoramento pessoal.
· O objetivo primordial é: melhor aprender como antecipar a vida em vez de consertar os problemas do passado. E nesta idade da vida, a partir dos 9 ou 10 anos que o jovem está numa das melhores épocas para desenvolver a sua personalidade.
· Durante o curso, será realizado teste com cada aluno a fim de descobrir que tipo de pessoa ele é: visual, auditiva ou cinestésica; sabendo isto, aprenderá a como estimular as outras percepções que não são naturais; isto promoverá uma melhora na atenção, memorização, motivação e sobretudo, ampliará a intuição.

RESUMO DO CONTEUDO:
O que é PNL; estratégias da PNL para impedir que a cobrança cotidiana atrapalhe seu bom desempenho; multiplique o seu aprendizado; introdução às técnicas de estudo; aprenda a aprender; como lidar com os problemas do dia a dia; controle a sua ansiedade nos dias de prova; aprenda a usar os dois hemisférios cerebrais para ser mais criativo; exercícios de neurociência para potencializar a inteligência (métodos cinestésicos, movimentos corporais e exercícios mentais); planejamento de carreira (o que você vai ser quando crescer?); explicação através de filmes sobre as carreiras: ciências exatas, ciências humanas, ciências da saúde, ciências biológicas, lingüística, profissões tecnológicas e profissões técnicas. Técnicas de memorização. Aprenda a gerenciar o tempo; transforme obstáculos em etapas como se fosse um jogo de videogames (não é possível vencer o jogo sem vencer cada etapa); o que é mais importante: a jornada ou o fim da viagem?

Como melhorar a atenção e não ser mais distraído; desenvolva a inteligência emocional; como fazer trabalhos em grupo; você tem tendências de um líder? O que é ser um empreendedor. O processo da pérola * O trem * O besouro que atravessou a rua * Os golfinhos * As Focas * O Mágico de Oz * Espetáculo Circense (através destas e outras metáforas, será enriquecida a apresentação de conceitos valiosos para a vida tais como: persistência, determinação, perseverança, fazer o que é certo, companheirismo, estabelecer metas, ter objetivos, vencer obstáculos, aceitar conselhos dos mais experientes, compromissos, etc).


Comunicação e expressão: desde jovens é importante saber se comunicar, com ênfase na expressão verbal (Oratória). Mas estas aulas são apresentadas de uma forma totalmente inovadora: os alunos assistirão vários desenhos animados sem narração verbal (são produções de diversas partes do mundo); após cada exibição, eles deverão preparar uma redação sobre o desenho e em seguida terão as seções de oratória onde cada um vai falar sobre o tema do desenho. Entrementes, serão apresentadas as técnicas de comunicação (dicção, olhar para o interlocutor, vencer a timidez e alguns princípios básicos de oratória). Os temas dos desenhos, além de terem os objetivos da expressão, também abordam temas que afetam os jovens como drogas, preconceito, conflito familiar, trabalho, etc.

CARGA HORÁRIA:

24 horas

COORDENADOR E PROFESSOR

Sergio Roberto Antunes