ORATÓRIA


7 – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – ORATÓRIA


OBJETIVOS DESTE TREINAMENTO: Somos avaliados não pelo que sabemos, mas pela maneira a qual nos expressamos. Saber falar corretamente é imprescindível para o sucesso tantos no trabalho quanto nos estudos. Você vai aprender de maneira bem prática e objetiva os princípios da oratória e as técnicas de comunicação verbal mais importantes.


RESUMO DO PROGRAMA: Oratória – Como Falar Melhor Aprenderá as principais técnicas: fluência, pronúncia, modulação, introdução e conclusão de uma apresentação, falar de modo claro e inteligível, despertar interesse, vivacidade, pausa, precisão, estilo, uso de recursos audiovisuais, etc. Como enfrentar o medo de falar em público O que é timidez? Como se sentir seguro diante de uma apresentação em público? A timidez atrapalha na conquista dos objetivos. Usando recursos da PNL, você aprenderá a enfrentar o medo e a ansiedade de falar em público. Como trabalhar a ansiedade do tímido. Exercícios para combater a timidez. Recursos de meditação. Elementos de Oratória Moderna Como preparar uma palestra. Tipos especiais de palestras: informativa, persuasiva, comemorativa, de boas vindas, de despedida, inauguração, outorgação de prêmios, entrevistas, reuniões, debates, etc. Inclui ainda: como fazer uma saudação, como fazer uma despedida, como ler em público, como improvisar um discurso, como fazer uma apresentação técnica. Uso de recursos áudio visuais. Califasia e Retórica – Comunicação e Expressão Califasia é a arte e técnica de pronunciar as palavras de modo elegante.


A retórica é a arte da eloqüência, de bem argumentar. Portanto, duas abordagens essenciais para um treinamento de oratória. Inclui ainda: como usar os recursos audiovisuais, como usar um quadro-negro corretamente, como proceder quando alguém conversa na sala e atrapalha a apresentação e dicas sobre a expressão corporal. Entenda o Universo da Voz (para oratória e canto de Videokê) Ensina todas as informações necessárias para um orador entender o funcionamento da voz: técnicas de respiração, uso do microfone, aquecimento vocal, exercícios de entonação, altura, intensidade, timbre, etc. E para descontrair, técnicas para Videokê (como se desinibir e como cantar). Como enriquecer seu vocabulário Novo Acordo Ortográfico: como entender e memorizar Gestão do Conhecimento e Planilhamento Gráfico (mapas mentais e diagramas) para preparação de apresentações.


OFICINA PRÁTICA: Cada participante fará no final do curso uma apresentação onde serão avaliados os princípios da oratória. Serão utilizados recursos de filmagem para gravar a apresentação e o participante levará um DVD com a sua palestra gravada e com as orientações do professor.Haverá também treinamento prático de desinibição, como falar corretamente ao microfone e postura diante de uma câmera de vídeo. Outras atividades: Dinâmica de Grupo e Brainstorming. Haverá simulação para treino de entrevista para Televisão (como se portar diante de câmeras) e entrevista em Rádio (uso correto de microfone).


CARGA HORÁRIA: (flexível) de 12 a 20 horas Temos um sistema de flexibilidade para compor a carga horária de cada curso que será determinada em parceria com a Instituição e de acordo com o número de participantes.