FILMES E SINESTESIAS



FILMES E SINESTESIAS

Olá pessoal. Entre os meus hobbies preferidos, estão a leitura, música e cinema. Quero dizer, assistir e colecionar filmes e shows em DVD, já que no cinema propriamente dito vou muito pouco por falta de tempo. De tanto assistir filmes e garimpar obras não tão divulgadas, comecei a dar uma de comentarista de filmes, mas só para os amigos. A partir de agora, colocarei minhas sugestões com os comentários nesta seção do meu blog e espero que acompanhem sempre.

Mas para se tornar algo diferenciado, apenas relaciono filmes que tenham algum beneficio “sinestésico”. Entende-se por sinestesia como uma percepção de sensação secundária despertada por outra, vindo por outro sentido. Atende a fórmula: emoção + informação = aprendizado. Muitas vezes nos identificamos com os personagens, provocando reflexão e um entendimento mais profundo de determinadas situações. Estimulam nossos pensamentos. Segue abaixo uma lista sugestiva desses filmes que além de entreter, vão estimular seus neurônios do hemisfério direito cerebral. Se você já assistiu, vale a pena assistir de novo.




SEM LIMITES2011 - Com Bradley Cooper, Abbie Cornish e Robert De Niro.
Prá quem não lembra, Cooper foi ator de Esquadrão Classe A, e Robert De Niro, bem, nem precisa falar as dezenas de filmes que participou.
Sem Limites conta a história de um escritor fracassado que nunca emplacou um sucesso, até ter acesso a uma poderosa droga que lhe permite usar a capacidade total do seu cerebro. Basta o rapaz tomar um comprimido e após 30 segundos lá está ele com sua plena capacidade intelectual ativada. Rapidamente o sucesso chega. Porém, quando um misterioso magnata (De Niro) entra em cenário, o personagem Eddie (Cooper) perceberá que ele não passa de uma peça, numa engrenagem muito mais complexa. Um filme que prende a atenção pela trama e pela curiosidade de saber como vai terminar essa "brincadeira". Afinal, quem não gostaria de de repente ser um gênio, ter total inteligencia, poder aprender um idioma novo em alguns dias, aprender a tocar piano em 5 horas? Recomendo assistirem.



SINESTESIA: Como vocês sabem, sou professor de técnicas de aprendizagem e de potencialização da mente. Logo, qualquer filme que trate sobre o assunto eu não deixo passar em branco. Prá começar, todos nós temos uma capacidade inesgotável em nossa mente. De fato, o grande poder mental encontra-se no inconsciente e esta ficção mostra brevemente isso logo no inicio do filme quando o personagem percebe que após tomar o comprimido passou a se lembrar de coisas que aprendeu ou leu há mais de 10 anos. O que ocorre é que quando aumentamos o nosso poder de concentração e meditação, conseguimos acessar com mais facilidade nosso inconsciente, onde encontram-se nossas lembranças, as sinapses de toda nossa existência.
Naturalmente não estamos falando de encontrar uma droga que possa fazer isso, como mostrado no filme. Sabe-se que a industria farmacêutica está bem avançada neste quesito. Enquanto estão buscando a cura para o Parkinson e o Alzeihmer, pesquisam em uma linha tênue com a expansão do poder mental, da inteligência, da genialidade.
Mas o que temos de concreto é que nosso cérebro se regenera com facilidade, e que devido a neuroplasticidade, é possivel que as celulas cerebrais (glions, neuronios, sinapses, etc) evoluam a medida que formos treinando adequadamente nosso cérebro, com exercicios que visam obter o uso equilibrado dos dois hemisférios.
Um ponto importante para aumentar a capacidade cerebral, é a concentração. Poucas pessoas se preocupam com isso, mas sabe-se que é a concentração quem potencializa a memória, a cognição, a intuição, os insights. No filme, mostra que ao ingerir o comprimido "maravilhoso" a mente fica mais concentrada.


Já existe no mercado medicamentos que aumentam a capacidade de concentração, como o MODAFINOL, mas seu uso é controlado. Então, para nós mortais, só nos resta treinar bem nossa mente, aprender a se concentrar mais nos pensamentos e usufruir os poderes mentais de forma natural.
Mas aqui entre nós, estou fazendo pesquisas com biorresonância (BIODISC) para potencializar a concentração mental, agregando exercicios mentais e meditação científica. Os resultados são excelentes. Comentarei isso num outro arquivo deste blog.
É o seguinte: se vocês gostaram e entrarem no blog com mais freqüência, prometo de a cada 15 dias colocar novas sugestões com os comentários e sinestesias.
– POWDER BLUE 2009 –
EUA Conta a história de uma stripper (Jéssica Biel) que tem um filho com uma doença grave e está em estado terminal, e ela acaba se envolvendo com um ex manifestante, um coveiro, um ex padre suicida que se encontram na véspera de natal por motivos diferentes. A trilha sonora nos contempla com Cat Power e com uma cena deliciosa da Jéssica Biel dançando.


· SINESTESIA Todos nós temos nossos problemas. O filme estimula a fazer reflexões do tipo “estou vivendo onde eu gostaria de viver? Estou vivendo com quem eu gostaria de viver? Estou fazendo o que eu gostaria de fazer? Será que estou mesmo com tantos problemas assim?” Eu pessoalmente gosto de assistir filmes que quando começam os letreiros, a mente começa a fazer reflexões.


DEPOIS DA VIDA 1998 –

Japão. Dirijido por Hirokazu Kore-Eda. Num local entre céu e aterra, pessoas que acabaram de morrer conhecem os seus guias espirituais. Eles devem num curto espaço de tempo, procurarem em sua memória o melhor momento em toda a sua vida, que deverá ser a lembrança a ser levada para a eternidade. Trata-se de um filme que você nunca viu nada igual. Então, assista-o com o objetivo de se sensibilizar (faz parte do treinamento). Não desanime pelo ritmo lento e sem efeitos especiais. Mas é uma grande obra cinematográfica.

· SINESTESIA Uma lição de sensibilidade. Uma abordagem metafísica. Vida após a morte. Uma maneira inteligente de abordar questões fundamentais sobre a existência humana. Na física quântica aprendemos sobre o observador. O observador é todo ser humano. Todos nós temos a habilidade de observar e de alterar a realidade. Misticismo à parte, este filme pode nos inspirar a refletir sobre como observamos o mundo, como percebemos nossa vida. Se tivesse que fazer um balanço sobre toda a sua existência, qual momento – e apenas um momento – você elegeria para representar o melhor dia de sua vida? Assista ao filme e depois reserve algum tempo para exercitar suas boas lembranças a fim de “garimpar” os melhores momentos de sua vida. O filme apóia também conceitos avançados de Neurolinguística. Para os espiritualistas, apóia conceitos de vida após a morte.



– MINHA VIDA NA OUTRA VIDA
2000 – EUA. Dirigido por Marcus Cole. Com Jane Seymour (Em Algum Lugar do Passado), Clancy Brown, Claire Bloom. A história real de Jane Cokell que tem sonhos e lembranças de uma vida passada em outro país. Um filme interessante indicado ao Emmy pela canção A Dream that Only I Can Know. Pela primeira vez na história, um filme que retrata com fidelidade, lógica e respeito, a reencarnação.

· SINESTESIA Como o próprio nome sugere, este filme aborda a Reencarnação. O filme também pode ser utilizado em apoio a abordagens de Física Quântica. Hoje, através da ciência, aguçou-se o tema da reencarnação como sendo um fenômeno biológico que estabelece um ciclo que determina a evolução das inteligências. A abordagem científica da reencarnação – embora ainda seja algo inexplicável pela ciência – pode explicar muitas coisas como as mutações gênicas, alterações genéticas, lembranças do passado, sonhos, etc. A reencarnação pode se constituir como um dos processos da evolução. É isso que esperamos que em breve a ciência venha comprovar. A física quântica pode ser o caminho para isso. Independente de qualquer tipo de crença ou religião, este filme estimula nosso hemisfério direito por conter emoção, intuição, trabalhar no âmbito especial e holográfico.


O MUNDO DE SOFIA
2008 – NORUEGA Minissérie baseada no best-seller internacional de Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo, traduzido em mais de 40 idiomas. As vésperas de completar 15 anos, Sofia recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como “quem é você?” e “de onde vem o mundo?”. A partir dessas mensagens, ela de torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Duração aproximada de 200 min (DVD duplo). Com Silje Storstein, Tomas Von Bromssen, Bjorn Floberg, Andrine Saether.

· SINESTESIA Trata-se de um romance sobre a história da filosofia. É um exercício para os neurônios pois aborda de forma muito inteligente e divertida à história da filosofia. O filme é legendado; mas é muito interessante ouvir os diálogos em norueguês, nas vozes dos personagens mais do que interessantes (certamente vai mudar a rotina auditiva de filmes predominantes no idioma Inglês). Atente para o desfecho da história que o fará refletir por muitos dias. Recomendado a todos que tem paixão pelo conhecimento.



– MURDERBALL – PAIXÃO E GLÓRIA
1996 – EUA.Indicado ao Oscar como Melhor Documentário. Este é um filme sobre a força de jogadores de rúgbi altamente competitivos. Eles são atletas paraplégicos que foram forçados a viver a vida sentados. O filme registra uma alta rivalidade e um suspense de perder o fôlego, com cenas incríveis em ginásios de atletismo e na arena olímpica de Atenas. O filme conta a história real de um grupo de atletas de alto nível jamais vista.

· SINESTESIA Tem um alto teor motivacional. Faz a gente pensar sobre nossos problemas, a maneira como encaramos nossas preocupações. Uma aplicação muito interessante para PNL. Você pode ter certeza de que o poder de realização da sua mente depende totalmente da sua capacidade de concentra-la em seus objetivos. Serve de reflexão: porque olhar somente para as fraquezas se podemos realçar as boas qualidades? O segredo de manter a auto-estima sempre elevada é justamente esse: compensar as qualidades boas. O melhor modo de você se livrar de seus defeitos é explorando suas qualidades. É claro que isso não implica em enganar a si mesmo, insistindo em fazer coisas que não são possíveis. Isto é o que demonstra esse filme. Contrastando para aceitar. Aceitar a vida e traçar novos planos de acordo com as atuais possibilidades. Um bom estímulo para seu hemisfério direito pelo apelo emocional, usando o esporte para enxergar vidas, esperanças e medos






– A PROCURA DA FELICIDADE
007 – EUA. Direção de GabrieleMuccino com Will Smith e Jaden Smith. Baseado em fatos reais, conta a história emocionante de Chris Gardner, um homem desempregado que faz de tudo para cuidar de seu filho sozinho. É uma história sobre esperança, sobre poder superar adversidades. É uma história sobre poder sonhar não importa em que circunstâncias.

· SINESTESIA Pertence às linhas de ensinamentos “Tente outra vez”, “não desista de seus sonhos”, e assim por diante. Vale a pena assistir, não só pelos momentos de emoção que ele vai proporcionar, mas, sobretudo pela mensagem (e verdadeira) de que a vida está cheia de obstáculos e que a concorrência tende a nos engolir. Excelente para internalizar conceitos de PNL. Por exemplo, se você não cria o seu futuro, alguém vai cria-lo para você, e provavelmente de uma forma que você não goste. Por isso, quando escolhemos algo, devemos nos concentrar, focar totalmente em nossa meta. Quando temos uma meta, o que era obstáculo (dificuldade) passa a ser etapa.

O filme ilustra de forma muito interessante o aspecto “sorte”. Problemas, todos temos, não adianta ficarmos reclamando da vida, dizendo que “tem olho gordo”, etc. Não existe sorte nem azar. Manter o olho na meta é que traz sorte. São nossas escolhas e nossas atitudes. A determinação em alcançar os objetivos nasce dentro de nós. Sabe onde? Em nosso hemisfério direito, que é a porta do subconsciente. Arrancar esta motivação e determinação lá de dentro vem com a prática. Quanto mais praticar, mais sorte terá e mais facilmente enfrentará os desafios da vida. Vale a pena assistir. Interessante: na última cena do filme, enquanto o ator Smith atravessa a tela no momento final do filme, ele cruza com ninguém menos do que o próprio Chris Gardner, personagem da história, e pode ver a pessoa extraordinária que ele está prestes a se tornar.




– UMA VERDADE INCONVENIENTE
2006 – EUA.Dirigido por Davis Guggenheim e apresentado por Al Gore. O ex-vice-presidente americano Al Gore apresenta uma realista e impressionante visão do futuro de nosso planeta e de nossa civilização. Um documentário muito bem realizado sobre os problemas do superaquecimento global. Todos e cada um de nós pode mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos parte da solução.

· SINESTESIA Aplicações de meio ambiente, ecologia e efeito estufa. Requer uma reflexão não apenas lógica (com o hemisfério esquerdo), mas também uma reflexão criativa, com emoção, meditação e inteligência inconsciente.
































– QUEM SOMOS NÓS?


2007 – EUA de William Arntz, Betsy Chasse e Mark Vicente. “Um trabalho profundamente espiritual, que parte do princípio de que a maioria das pessoas deseja intensamente sair da existência sonâmbula da nossa cultura de consumo ... ousa tratar os espectadores como indivíduos inteligentes e profundamente curiosos, em vez de estúpidos e cínicos.” The Dallas Morning News. Este filme-documentário de realização cinematográfica excepcional dá uma direção positiva ao choque na intuição que é física quântica e sugere que o destino do homem pode ser um novo paradigma muito mais importante e poderoso. A descoberta das infinitas possibilidades de alterar a realidade diária. (Em 2008 foi lançado o livro com mesmo título). Uma obra inteligente e desafiadora.



· SINESTESIA Um filme-documentário muito bem realizado sobre física quântica, espiritualidade e o significado da vida. Tanto o filme como o livro virou uma espécie de cartilha para cursos e palestras de física quântica, PNL, inteligência espiritual e temas associados: visão, percepção,


































– FILME: ENERGIA PURA – POWDER


1995 – EUA. Direção de Victor Salva com Sean Patrick Flanery, Mary Steenburgen, Jeff Goldblum, Ray Wise. Este filme é uma ficção que retrata a trajetória de um jovem muito especial, com potencialidades paranormais. Powder, como é chamado, cresce com seus avós e é dotado de uma inteligência jamais vista. Contudo, o que mais encanta os telespectadores é a sua sensibilidade. Embora seja uma ficção, vale a pena assistir, pois estimulará a imaginação. O personagem utiliza todas as suas potencialidades. Uma fábula surpreendente e maravilhosa de esperança. Se todos nós tivéssemos a inteligência de Powder, o mundo ficaria muito pior, mas se também tivéssemos o amor que ele transmite e a sensibilidade que ele é capaz de demonstrar em suas atitudes, a vida aqui na terra seria mais maravilhosa.



· SINESTESIA Ajuda a entender temas de paranormalidade, poderes extra-sensoriais, desenvolvimento do poder da mente. O poder da mente manifestado pela concentração, pela imaginação e pela visualização. A evolução da mente humana. Defesa da individualidade. A crueldade da adolescência. –





































– FEITIÇO DO TEMPO


993 – EUA. Direção: Harold Ramis. Com Bill Murray, Andie MacDowell, Chris Elliott. Meteorologista de TV cobre um evento anual em cidade do interior e, na manhã seguinte, descobre que está vivendo outra vez o dia anterior. Uma fantasia deliciosa. Uma situação extraordinária e cômica na qual qualquer um ficaria feliz em se meter. Uma atuação brilhante dos atores, principalmente de Murray.



· SINESTESIA Psiquiatria, Psicanálise, Programação Neurolinguística e Psicologia. O filme é uma metáfora para a psicanálise porque o personagem revê o mesmo material várias vezes, e a cada vez compreende um pouco mais. Traz como ensinamento que a percepção e as perspectivas mudam a cada vez. Daqui a 100 anos este filme ainda terá algum significado. Inteligência espiritual. Física quântica. Linha do tempo. Neuroplasticidade – a capacidade natural do cérebro formar novas conexões, quebrando ligações das redes neurais que impediam de realizar mudanças de comportamento. Muitas vezes não conseguimos mudar comportamentos porque ficamos preso no tempo. Pesquisas recentes de física quântica e neurociência mostraram que a neuroplasticidade opera durante toda a vida (antigamente acreditava-se que isso ocorria só até a adolescência).









2007 – EUA. Dirigido por Victor Salva. Com Nick Nolt, Scott Mechlowicz, Amy Smart, Tim Dekay, Paul Wesley, Ashton Holmes. Este filme foi baseado no romance “O caminho do guerreiro pacífico” com relatos da vida real de Dan Millman. É um filme bem maduro sobre um jovem que luta para encontrar a felicidade. É a história emocionante de um ginasta que está realizando os últimos treinos para uma importante competição quando ... (assista ao filme e conheça toda história). Muitas emoções, principalmente se você for assistir com o objetivo de exercitar seu lado emocional.







· SINESTESIA Ao meu ver, este filme apresenta de forma cinematográfica um grande conteúdo de Programação Neurolinguística. Ensina que tudo tem um propósito. Que as batalhas que lutamos estão dentro de nós. Um filme que vai inspirar, emocionar e fazer você ver o mundo de forma diferente. Que ensina a importância de se ter consciência de nossos erros e aprender as lições, a conectar, a saber que a mente afeta o corpo e vice-versa. Há várias lições que podem ser aplicadas no dia a dia. Uma história para ser apreciada, além de exercitar seu lado emocional. Em alguns momentos, mostra de forma sutil alguns pressupostos da PNL (naturalmente, somente quem já fez o curso de PNL irá perceber isto). Entre estes pressupostos, temos: Tenha um objetivo bem claro, bem definido e sempre no positivo. Tenha acuidade sensorial, ter percepção com suas ações para saber se elas estão gerando o resultado que nos leva ao objetivo definido. Ter flexibilidade; isto significa alterar o comportamento e ter sintonia com seus alvos.

































– MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO


2007 – EUA. De Marc Forster. Com Will Ferrell, Emma Thompson, Maggie Gyllenhaal. Do roteirista Charlie Kaufman (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças). Um homem descobre ser personagem de um escritor em crise que pretende mata-lo e este faz de tudo para se salvar. Não resta dúvidas de que se trata de um pastiche (porém, bem-sucedido e curioso).



· SINESTESIA Trata-se apenas de uma sugestão de um filme que, para entende-lo, somente usando o seu lado criativo. Trata-se de um excelente exercício mental de abstração. Não é um filme para ser entendido pela lógica – afinal, o título já diz que é uma ficção e que também é estranho. E por ser estranho ele se encaixa nesta série de exercícios. Serve para exercitar a curiosidade e aguçar a essência. É pura arte misturada com ficção. Se você gostar do roteiro, assista também Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, com Jim Carrey, Kate Winslet, Mark Ruffalo.
































UMA MENTE BRILHANTE

2001- EUA. Direção: Ron Howard, com Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly. Biografia parcial de John Forbes Nash, considerado um gênio da matemática e que ganhou o premio Nobel de Economia. Produção de alto nível e vale a pena ser assistido.


SINESTESIA: ajuda a compreender melhor as explicações de que nossa mente humana não tem limites, podendo ser sempre expandida. Todos nós temos uma genialidade em nosso inconsciente, mas é preciso técnicas e muito treino para exteriorizá-la.





– ROCKY BALBOA 2007 – EUA. De Sylvester Stallone, com Sylvester Stallone, Milo Ventimiglia, Burt Young. Rocky Balboa retorna aos ringues, num filme com muita ação e emoção. Comovente fábula sobre retornos e dignidade na velhice.


· SINESTESIA Quem não riu quando Stallone anunciou que subiria ao ringue pela sexta vez, agora aos 60 anos? O filme já nasceu vencedor por causa dessa superação. Personagem e intérprete confundem-se quando Rocky decide provar que ainda há um campeão dentro dele, apesar da descrença de todos, dos personagens na tela ao espectador na platéia. Em PNL aprendemos a nunca desistir dos sonhos. O que os outros pensam a seu respeito não é problema seu, é problema dos outros. Quando você tem um sonho e passa a querer muito, basta planejar e fazer este sonho se realizar. Assista ao filme com esta percepção. Você verá que ele desfere um cruzado certeiro. Outra aplicação sinestésica muito interessante é a atual faze que muitos profissionais acima de 50 anos estão passando. Uns estão se preparando para vestir o pijaminha da aposentadoria. Outros estão em busca de novas realizações. O filme também permite discorrer sobre outros temas, tais como a adaptação à mudança, a busca de objetivos e os benefícios das atividades físicas para a mente.





– DÉJÁ VU 2007 – EUA. Dirigido por Tony Scott. Com Denzel Washington, Val Kilmer, Paula Patton. Depois que um terrorista explode uma balsa em Nova Orleans, um policial descobre que o FBI criou um equipamento tecnológico que permite reconstituir o passado e solucionar crimes. Durante a investigação, o policial usando este aparato, volta no tempo para tentar salvar as pessoas, entre elas, uma moça que ele se apaixonou.



· SINESTESIA Tratando-se de uma ficção, a não ser para brincar um pouco com física quântica, não há nenhuma outra aplicação sinestésica para este filme. Entretanto, esta premissa maluca Déjá Vu é uma viagem lisérgica (alucinógena sem que você tenha que tomar nenhum ácido), com cenas que misturam um passado e presente no mesmo plano. Seus neurônios do hemisfério direito vão adorar (enquanto seu lado lógico vai detestar). Serve como um bom passatempo e, ao mesmo tempo, estimulando as idéias malucas do lado direito.





MUNDO SEM NINGUÉM



2008 – EUA Um documentário feito por cientistas que mostram pelas probabilidades técnicas, o que aconteceria ao nosso planeta Terra se não houvesse mais vida humana. Sobrariam apenas os prédios, as estradas, os animais e a vegetação. Mas por quanto tempo? Utilizando efeitos visuais de ultima geração, experts em botânica, biologia, geologia, climatologia, ecologia, física e química apresentam seus comentários.





· SINESTESIA Trata-se de um documentário que exercita muito bem o hemisfério direito, pois trata apenas de imaginação. Após assistir o filme, continue exercitando, imaginando como seria sua casa, seu bairro, sua cidade, etc, sem ninguém, conforme a narrativa do filme. Imaginar-se em outras situações que não sejam as reais é um importante exercício para a intuição e criatividade. Outras versões para você treinar: imagine-se que você tenha 90 anos de idade e pense em como estaria realizando suas atividades diárias. Faça o mesmo imaginando-se com 10 anos de idade. Não se ache ridículo. Julio Verne fazia isto. Chegou até traçar uma rota imaginária para o Centro da Terra (se você não assistiu, vale a pena ver este filme “Viagem ao Centro da Terra”. Já existem 4 versões dele; o mais recente (2008) é com Brendan Fraser.



– O ESCAFANDRO E A BORBOLETA 2008 – FRANÇA Aplaudido pelo público e crítica, este filme é uma das melhores produções dos últimos anos. Ganhador de 2 Globos de Ouro, 4 Indicações ao Oscar e Ganhador do festival de Cannes por melhor diretor (Julian Schnabel). Belo, envolvente, emocionante, criativo, obra-prima, com interpretações primorosas. Trata-se da história real de Jean-Dominique Bauby, o poderoso editor da revista Elle, que, de uma hora para outra, sofre um derrame devastador. Com os movimentos de apenas um olho, ele se comunica com o mundo externo. A ida e volta de cena dos bons tempos e o golpe que o destino lhe reservou não param de atormentar sua mente.


· SINESTESIA Por se tratar de uma história real, apresenta uma lição: não podemos ter pena de nós mesmos. Ensina que enquanto existir imaginação e memória, estaremos vivos. É um filme lindo, de alto conteúdo motivacional, que através de uma catástrofe inspira uma obra-prima. Na vida real, Jean conseguiu escrever o livro que leva o nome do filme (Le Scaphandre Et Le Papillon), em 1997. Nos últimos minutos do filme mostra como isto foi possível. Maravilhoso. Fará você pensar sobre sua vida. Um filme obrigatório.


– DE ARISTÓTELES A STEPHEN HAWKING 2007 – EUA e INGLATERRA Trata-se de uma coleção de Documentário com 4 DVDs, que de uma maneira muito elegante desvenda alguns mistérios deste universo. Será que o universo teve um começo? Aconteceu mesmo um Big Bang? O que é Espaço? Para onde nos leva a mecânica quântica? Busca respostas na análise das teorias de filósofos clássicos, incluindo Pitágoras, Protágoras, Platão, Sócrates, Anaxágoras, Aristóteles e Plotino, sobre o início do mundo. Apresenta, além de encenações, a participação de professores e cientistas dos campos da filosofia, física, astrofísica, matemática e teologia, com alguns depoimentos de Stephen Hawking. Distribuído pela Focus Filmes, 12 episódios em 4 DVDs.








· SINESTESIA Recomendado aos estudantes de Física Quântica, Filosofia e demais estudos de espiritualidade, já que todos os conceitos nos faz pensar sobre Deus, origem da vida, o real e o irreal e outras tantas respostas.



– ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA 2008 – CANADÁ, BRASIL, JAPÃO Um excelente Drama dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, baseado fielmente no livro de José Saramago (prêmio Nobel de Literatura). Conta a história de uma inédita epidemia de cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma determinada região. Inicialmente, um motorista japonês fica cego no trânsito. A seguir, uma garota de programa (Alice Braga) e um oftalmologista (Mark Ruffalo) são acometidos do mesmo mal. Eles são levados para uma quarentena em um hospício e lá ficam confinados por dias. Não tarda para as pessoas serem tratadas como animais e a selvageria dominar a situação caótica. Com Julianne Moore.




· SINESTESIA Um verdadeiro exercício para os neurônios além de servir de reflexão sobre o mundo. Vai aqui também uma dica para você ler o livro de Saramago. De qualquer maneira, se leu ou não o livro, você vai se surpreender e se angustiar do mesmo jeito.