CURSOS ELETRONICA

CURSOS EAD DE ELETRÔNICA
VIDEO AULAS
(DVDs + CD-ROM)

DESCRIÇÃO DOS CURSOS EAD (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA)
DE ELETRÔNICA DA ELITE MULTIMIDIA
CÓD. 01 - ELETRÔNICA BÁSICANeste curso você aprenderá o funcionamento de todos os componentes eletrônicos, as
aplicações da Lei de Ohm, simbologia eletrônica, interpretação de esquemas eletrônicos,
medições de componentes utilizando o multímetro e entrará para o universo dos
semicondutores(diodos e transistores) com todas as aplicações teóricas e práticas desses
componentes). Este curso constitui o alicerce para a carreira da eletrônica.
CÓD. 02 – RÁDIO E RADIOFREQUÊNCIADando continuidade ao curso básico de eletrônica, este curso aborda o estudo do Rádio AM e FM bem como o estudo dos radiotransceptores e sintonizadores. Em fim, tudo que estiver relacionado à RF é abordado ricamente por este curso. Você vai se especializar em transmissões de RF e aprenderá a fazer associação de componentes para montar qualquer circuito eletrônico. Ênfase em osciladores e filtros.
CÓD. 03 – ÁUDIO E AMPLIFICADORESCurso teórico e prático sobre áudio, som e acústica. Estudo dos amplificadores, powers
(amplificadores de potência), microfones e alto falantes. Classes de amplificação. Teoria
que prepara para projetos e para a manutenção de todos os equipamentos de áudio (pré,
amplificadores, equalizadores, receivers, microfones, etc). Inclui estudo do DOLBY digital e Home Theater.
CÓD. 04 - ELETRICIDADE BÁSICA
Este curso ensina os primeiros conceitos da eletricidade e da eletrônica, desde o estudo dos átomos, elétrons, bons e maus condutores, até os sistemas de geração de energia elétrica (hidroelétrica, energia solar, fusão e fissão nuclear, etc). É um curso recomendado para o estudante de nível médio que queira ter um material didático adicional para complementar seu curso, auxiliando nos trabalhos escolares e servindo como fonte de consulta permanente.
para os temas essenciais da eletricidade. Também é recomendado para os iniciantes em
Eletrônica e nos cursos de tecnologia.
CÓD 05 – GESTÃO DE NEGÓCIOS
Todo profissional seja este líder ou liderado, é influenciado e influencia a moderna
concepção do que é administrar. Este curso visa preparar os profissionais, especialmente
de áreas técnicas, a se prepararem como gestores de negócios. Ensinam a base sólida sobre gestão, administração, empreendedorismo, qualidade total, dinâmica empresarial e
moderna técnica de marketing network (marketing de rede ou multinível). Os ensinamentos deste curso podem mudar sua vida se seguidos com afinco, pois no mundo competitivo dos negócios, somente quem tem o poder da informação e tem os contatos certos é quem vence!
CÓD. 06 – ELETRÔNICA DIGITAL E MICROPROCESSADORES
Curso que abre as portas para a tecnologia do hardware. Ensina desde as conversões de
binário para decimal e vice-versa, hexadecimal, soma e subtração de binários, portas e
funções lógicas até os circuitos seqüenciais (flip flops, contadores, multiplex, demultiplex, registrador de deslocamento, codificadores e decodificadores, somadores, etc. Estudo completo (teórico e prático) dos microprocessadores, desde 8080, 6502, 68000 até as CPUs PENTIUM 4 e similares. Este curso dará uma base sólida em microprocessadores e na lógica digital, familiarizando-o com os integrados das famílias 74 (TTL) e 40 (CMOS).
COD. 07 – MONTAGEM DE MICROCOMPUTADORES
Além de ensinar passo a passo a montar uma máquina, ensina os primeiros socorros para
sanar defeitos imediatos de micros, configurações básicas, sistema operacional, etc. Além da prática, esclarece as funções de cada interface e de cada periférico que constitui a placa mãe (mother board).
CÓD. 08 – REPARAÇÃO DE MICROCOMPUTADORES
Este curso ensina de fato a reparar a placa mãe dos computadores, a identificar os
problemas de cada componente. Estudo dos barramentos, chips, memórias, diagramas em blocos e análise de circuitos. É um complemento nos estudos do hardware do curso cód. 06 (Eletrônica Digital). Detalhamento de cada periférico, incluindo disco rígido, placas multimídia. Sempre com vasto material para pesquisa. Novas tecnologias de
microcomputadores.
CÓD. 09 – REPARAÇÃO DE IMPRESSORAS
Curso completo, com teoria de funcionamento e prática de reparação de todos os tipos de impressoras: matriciais, jato de tinta, laser, laser colorida e térmicas. Diagrama em blocos, lay out, mecanismo, sistema de tintas ou de toner. Análise de circuitos eletrônicos. Defeitos e causas com troubleshooting e testes de medições.
CÓD. 10 – AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS E FILTROSCurso destinado a reciclagem de técnicos abordando o estudo dos circuitos integrados com destaque para os amplificadores diferenciais. Estes circuitos são utilizados em inúmeros aparelhos eletrônicos, mas passam as vexes desapercebidos e muitos técnicos ainda tem dificuldade em entender o funcionamento destes circuitos, principalmente na parte de filtros. Este curso vem preencher esta lacuna de conhecimentos, com aplicações também para a indústria. ). É um curso recomendado para o estudante de nível médio que queira ter um material didático adicional para complementar seu curso, auxiliando nos trabalhos escolares e servindo como fonte de consulta. Também é recomendado para os iniciantes em eletrônica e nos cursos de tecnologia.
CÓD. 11 – VIDEOGAMES E PLAYSTATION
Teoria de funcionamento, diagrama em blocos e identificação de componentes na placa dos principais videogames do mercado, relacionando defeitos com sintomas e causas. Teoria de formação e mapeamento de imagens (pixels/bits/bytes). Análise dos defeitos mais comuns, por sintomas, por estágios e por componentes. Procedimentos de diagnósticos.
CÓD. 12 – CURSO DE INGLÊS TÉCNICOEste é o único curso de inglês destinado a técnicos de eletrônica. Neste curso, o aluno
aprende a ler esquemas e manuais de serviço de eletrônica no idioma inglês. Introdução ao vocabulário técnico, pronunciação, escrita. Um homem que fala dois idiomas vale por dois. Sabendo ler o idioma inglês, o tornará melhor profissional de eletrônica pois terá a
oportunidade de atualizar-se com a tecnologia com a mesma rapidez que os profissionais
americanos e japoneses sem ter que esperar meses por uma tradução. Aproveite seu tempo livre, transformando-o em algo útil e de futuro, com este curso.
CÓD. 13 – MODULAÇÃO, TRANSMISSÃO E MULTIPLEXAÇÃO
Trata-se de um curso de telecomunicações com especialização em sistemas de modulação, técnicas de transmissão de dados e voz e multiplexação de dados, com aplicações em transmissões de áudio, vídeo e dados. Também é um curso recomendado para estudantes decursos de ensino médio, como complemento didático de conteúdo. Ideal também para instaladores de antenas e de redes, já que na programação deste curso abordamos todos os temas essenciais, com destaques para transmissões wireless.
CÓD. 14 – ELETRÔNICA INDUSTRIAL – SEMICONDUTORES DE POTÊNCIA
Neste curso você aprenderá todos os semicondutores de potência usados como dispositivos de comando e proteção: tiristores, SCR, TRIAC, PUT, SUS, SBS, DIAC, UNIJUNÇÃO, etc. Aplicações dos transistores de potência, darlignton, optoacopladores e optodisparadores, amplificadores operacionais, transformadores, retificação em sistemas trifásicos, além de todo estudo sobre controle eletrônico de motores e dispositivos de proteção eletrônico para sistemas elétricos; aterramentos; CLP – controlador lógico programável.
CÓD. 15 – REDES DE COMPUTADORESCurso completo sobre redes de computadores, desde instalação até cabeamento estruturado. Estudo completo de hardware e software para poder instalar uma rede de micros. Teoria aprofundada sobre as topologias e todos os conceitos envolvidos em redes de micros. Inclui curso completo de fibras ópticas, estrutura, cuidados, diagnósticos, emendas, instrumentação para medições em fibras ópticas e temas correlacionados. Abordagem de alto nível técnico.
CÓD. 16 – TELEFONIA (FIXA E SEM FIO)Para o iniciante em telecomunicações, este curso é o primeiro degrau. Inicia pelos estudos da telefonia fixa, TELEFONE DE DISCO E TELEFONE ELETRÔNICO. Depois analisa os aparelhos de telefone sem fio (unidade base e unidade móvel): diagrama em blocos, análise de circuitos, como identificar o tom piloto, como fazer reparos; sistema BINA; secretária eletrônica; análise tanto de sistemas analógicos quanto dos sistemas digitais microprocessados. Recomendamos este curso também para aqueles que desejam iniciar no segmento de telefonia celular, pois seus ensinamentos básicos serão preparatórios essenciais para os estudos avançados de celular e wireless.
CÓD 17 – INTRODUÇÃO À NANOELETRÔNICACurso de atualização tecnológica que apresenta a tecnologia da nanoeletrônica, com as
aplicações para os técnicos de Plasma, LCD, Celular, redes de computadores e afins. A
própria manipulação de circuitos sub-miniaturizados já torna este curso muito útil aos
profissionais. Com uma linguagem clara e simples, você poderá compreender esta nova
tecnologia que está evoluindo a cada dia e que já faz parte de muitos equipamentos por
reparados. Inclui também: fabricação de chips, microeletrônica, todos os tipos de chips,
substratos MOS, display OLED (led orgânico), etc.
CÓD. 18 – CELULAR CDMA E TDMACurso introdutório na área de telefonia celular, com teoria, diagrama em blocos e análise de diversos modelos de aparelhos com diagnósticos de defeitos, apontando no LAY OUT das placas o componente, sua função e o defeito mais provável. Ensina todo funcionamento celular, transmissão, estação rádio-base, central de comutação e comando, sinais pilotos, NAM, código octogonal e Walsh, etc. Prepara desde o técnico para o nível 1 que fará apenas pequenos reparos, quanto ao técnico de nível 3 que retira chips SMD e BGA e que estará recebendo conhecimentos para poder manipular instrumentos de testes avançados tais como Celular Tester e Analisador de espectro. Acompanha o material uma Bíblia do Celular (em formato digital CD-R) contendo centenas de modelos de várias marcas com as análises dos principais componentes e com a indicação dos defeitos prováveis. Além da formação profissional, este material constitui uma fonte de pesquisa permanente. Obra única neste formato (com aproximadamente 600 páginas virtuais de informações práticas).
CÓD. 19 – CELULAR GSMCurso que complementa o cód 19 (CDMA). Ensina toda teoria e prática de reparação da
tecnologia GSM (GPRS). Ensina também a tecnologia das comunicações PCS – Serviço
Móvel Pessoal. Revisão de TDMA, estudo da arquitetura de transmissão GSM, diagrama
em blocos, definições técnicas do GPRS (general packet radio serviçe; o GSM já nasceu
para uma plataforma multimídia; por isso, este curso ensina todas as tecnologias que
integram os novos aparelhos de celular (câmera digital, bluetooth, infra red, displays de alta definição, Java, etc). Placas multilayers e cartões (CHIP) usados em GSM. Descrição detalhada de inúmeros aparelhos de diversas marcas, com LAY OUT, apontando os principais componentes e discriminando as funções e os defeitos mais prováveis. Curso elaborado para formar técnicos em reparo NIVEL 3.
CÓD 20 – CELULAR 3G E GPS
Curso de atualização nas tecnologias de celulares CDMA e GSM com recursos multimídia e que formam a terceira geração de celulares (3G System). Teoria e funcionamento do localizador por satélite GPS. Convergência da internet para transmissões wireless via celulares 3G. Interatividade e convergência do celular 3G com a TV digital (HDTV). Curso destinado a atualização tecnológica de profissionais de telecomunicações.
CÓD. 21 – ROTEADORES, FAX, BLUETOOTH E RFIDDiagrama em blocos, esquemas com análises de circuitos e de CHIPS, testes e diagnósticos de defeitos e ensino da tecnologia de roteadores, modem, FAX, Bluetooth e RFID (etiquetas de segurança digital). Detalhamento de todas essas tecnologias de forma clara e simples, sem uso de cálculos complexos, possibilitando um entendimento por parte dos técnicos e estudantes de nível médio.
CÓD. 22 – INJEÇÃO ELETRÔNICA DE AUTOMÓVEIS
Este curso visa formar e especializar o eletricista de auto em autotrônica – aplicação da
eletrônica no automóvel. O destaque do treinamento está no sistema de injeção eletrônica:
teoria e diagrama em blocos, controle eletrônico da injeção de combustível, sensores, freio eletrônico (ABS), computador de bordo, painel digital, etc. Na parte prática, ensina
reparar os defeitos mais comuns em injeção eletrônica de auto, limpeza dos bicos injetores, testes e diagnósticos. Apresenta o funcionamento de vários sistemas que servirão de exemplos para os sistemas empregados na nossa indústria automobilística.
CÓD 23 – TEORIA E REPARAÇÃO DE TELEVISÃO
Curso introdutório para se iniciar em reparações de televisão de TRC (tubo de raios
catódicos ou cinescópio). Estudo da transmissão de TV, teoria das cores (crominância,
luminância e colorimetria); diagrama em blocos do TV, análise sistemática de cada estágio com apresentação de esquemas elétricos e análise dos componentes. Testes e diagnósticos de defeitos. Aponta cada defeito, o sintoma que apresenta no som e na tela (imagem) e o componente mais provável. Apresenta detalhadamente os procedimentos para cada tipo de defeito, como proceder as medições de alta tensão e como testar cada um dos circuitos.
Detalhamento do sinal de sincronismo, varredura, oscilogramas de vídeo, burst, color
Killer, chave PAL, matriz RGB, sinais R-Y e B-Y, etc.
CÓD. 24 – TELEVISÃO NÍVEL 2 (AVANÇADO)Dando continuidade ao programa de treinamento em TV, este curso trata das
especializações, razão pela qual é indicado para os técnicos de TV que desejam aperfeiçoa-se neste segmento. Serão abordados os aparelhos de TV que possuem recursos digitais tais como controle remoto, ON SCREEN, ONECHIP, série de TV PLATINUM e PRATA. Além disso, detalha mais ainda a teoria e a prática de reparos em televisão, com destaque para modelos mais novos cujas fontes de alimentação se tornaram mais complexas.
CÓD. 25 – REPARAÇÃO DE TV DA LINHA PT PHILIPSTrata-se de mais um treinamento de especialização em TV, desta vez destacando os chassis da PHILIPS linha PT (L01, L03, L07, L09, etc). São analisados pormenorizadamente estes circuitos e orientados para a localização e procedimentos de defeitos. Ênfase para a fonte de alimentação chaveada usada nesses modelos. Além de treinamento, este material servirá como fonte de pesquisa e de consultas no seu dia a dia.
CÓD 26 – CFTV ANALÓGICO E DIGITALCurso completo de Circuito Fechado de TV tanto analógico como digital. Ensina desde a
teoria, os primeiros passos para se fazer uma instalação de CFTV analógica e digital. Todos os dispositivos envolvidos: quad, chaveadores, DVR, lentes, câmeras, multiplexadores, seqüenciadores, alarmes; gravação analógica (TIME LAPSE) e digital (DVR); CFTV por IP; integração com internet e rede de dados; transmissão de sinais; conectores; acessórios usados em CFTV; transformadores, isoladores e filtros; sistema de alimentação; como fazer projetos de CFTV; integração do CFTV com outros sistemas (alarmes, cerca elétrica, automação, etc). Bem vindo ao mundo do CFTV!
CÓD 27 – REPARAÇÃO EM MONITOR DE VIDEO
Este curso trata da teoria e da reparação dos monitores de vídeo com cinescópio. De fato, ainda há mercado para este periférico. Curso completo com teoria do monitor de vídeo, diagrama em blocos, análise de circuitos e de CHIPS; configurações; oscilogramas; detalhamento do sinal RGB, varredura, resolução, pixel e outros termos empregados em monitores de vídeo para computadores.
CÓD. 28 – TV DE PLASMA
CURSO INÉDITO E ATUAL!
Destinado a formar profissionais capacitados em reparação de TV de PLASMA.Teoria de funcionamento do PDP (painel de plasma); o 4º estado da matéria; COF (chip on film); diagrama em blocos; análise de circuitos; análise de CHIPS; defeitos e causas; diagnósticos; testes e medições em TV de plasma; análise de circuitos de diversas marcas; oscilogramas; entradas de vídeo componente e HDMI; BOCMOS ONECHIP; recursos digitais para melhorar a resolução; circuitos de Plasma adaptados para a TV digital (HDTV); varredura progressive scan; tecnologias e gerações de TV de Plasma.Defeitos pela imagem. Reparo com troca de módulo PDP e de CHIPS.
CÓD. 29 – TV E MONITOR LCDCurso completo, teórico e prático, destinado a formar mão de obra especializada em
manutenção de monitores e televisores de Cristal Líquido (LCD). Teoria química dos
cristais líquidos; diagrama em blocos do TV e monitor LCD; análise de circuitos com
descrição dos componentes e dos defeitos; defeitos pela imagem; diagnósticos; fonte de
alimentação; inversor; backlight; novas gerações e novas tecnologias de LCD; OLED;
reparo com troca de módulo e de CHIPS. Circuitos de varredura e de alta definição.
Oscilogramas.

CÓD. 30 – HDTV – TV DIGITAL DE ALTA DEFINIÇÃO
Conceitos básicos e avançados de TV de alta definição com destaque para o padrão
brasileiro. Transmissão digital; recepção de TV digital; descrição sistemática e diagramas em blocos do SET BOX; conversão de sinais de vídeo; padrões PCM de vídeo e sistema de compressão MPEG. Conectividade da TV digital. Conceito do processo de varredura e sincronismo da TV digital; o áudio DOLBY digital com 5.1 canais; bitstreem; conector HDMI; software e midleware GINGA; convergências com IPTV (TV pela internet); recursos digitais para o sinal de vídeo usados nos televisores de Plasma e LCD. Padrões de resolução de imagem. Aborda detalhadamente toda a tecnologia envolvida na transmissão e na recepção de HDTV.
CÓD. 31 – E-WASTE – RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICOEste curso é destinado a todos os profissionais de eletrônica, comércio e indústria de
aparelhos eletrônicos. Ele conscientiza o profissional em relação ao meio ambiente e ensina a dar o destino certo ao lixo eletrônico (E-WASTE). Este curso é um show de tecnologia sobre a fabricação de chips, apresentando os elementos químicos que compõem os principais aparelhos eletrônicos e dando orientações aos destinos dos mesmos. O implacável avanço da informática gera uma legião de excluídos digitais de baixo poder aquisitivo e uma enorme quantidade de lixo eletrônico. Este, está sendo tratado como lixo comum, mas não pode ser. Possui metais pesados que agridem os lençóis freáticos e seus componentes podem levar séculos para se decomporem. Este curso ensina toda esta teoria e a tecnologia correta para reciclagem e/ou reaproveitamento. Inclui ainda: solda LEAD FREE (solda sem chumbo).
CÓD. 32 – CÂMERAS, CAMCORDERS E FILMADORAS.
Teoria e reparação das filmadoras e das câmeras de vídeo. Inclui também uma abordagem completa e detalhada do funcionamento das CANCORDERS (câmera + videocassete). Aliás o tema videocassete, embora em desuso atualmente, é abordado na íntegra. Este estudo ainda é aproveitado nos gravadores TIME LAPSE e no entendimento dos DVR (estes são usados em CFTV). Abordagem do funcionamento eletrônico e mecânico do VCR e das CAMCORDERS. Servo syscon e capstan; sistema de gravação helicoidal; preparação dos sinais de vídeo para gravação; teoria de vídeo: luminância e crominância.
CÓD. 33 – INTERNET: IPTV e VOIPCurso que ensina a tecnologia da televisão pela internet (protocolo IP) e e a tecnologia da Voz pela internet (VOIP). Teoria, diagrama em blocos, descrição dos sinais e protocolos e todas os conceitos que você deve conhecer para projetar, instalar ou reparar um sistema de IPTV e VOIP. Inclui teoria digital, compressão MPEG, protocolos de telecomunicações e fundamentação da Internet.
CÓD. 34 – CDP – COMPACT DISC PLAYER
Este curso visa formar técnicos especializados em reparações de Compact disc Players, seja de mesa ou automotivos. Teoria da conversão A/D e D/A, MPEG, amostragem,
quantificação, PCM, unidade óptica, mecanismo do CDP, unidade semicondutora LASER. Diagrama em blocos e análise de circuitos de um CDP; defeitos e testes; como recuperar uma unidade óptica. Este curso possui toda fundamentação do áudio digital e serve como plataforma para o estudo do DVD. Inclui ainda estudo completo do leitor de CD-ROM, gravador de CD-AUDIO e Gravador de CD-ROM usados nos computadores.
CÓD. 35 – PLAYER E GRAVADOR DE DVDCurso completo que ensina toda tecnologia do DVD – Digita Vídeo Disc. Diagrama em
blocos do reprodutor de DVD; diagrama em blocos do gravador de DVD; tecnologias
DVD-R/RW, DVD+R/RW, DVD-RAM e DVD-ROM. Conversão e codificação do sinal de vídeo; formação do áudio digital em 5.1 canais. Compressor MPEG2. Análise de circuitos; diagnósticos de defeitos com sintomas, causas e soluções. Oscilogramas de áudio e vídeo digitais. Defeitos por estágio. Novas tecnologias dos gravadores de DVD.
CÓD. 36 – MP3 / MP4 / MP5 / PEN DRIVE
Curso de atualização tecnológica que ensina o funcionamento dos aparelhos MP3, MP4,
MP5 e PEN DRIVES. Inclui toda teoria de funcionamento das câmeras de fotos digitais e das memórias FLASH. Displays OLED usados em MP4 e MP5. Compactação do sinal de vídeo (estático e dinâmico); padrões de compressão de vídeo. Os ensinamentos deste curso servem tanto para os profissionais de informática, para os técnicos de celular e também para os técnicos de áudio e vídeo pois os aparelhos atuais utilizam estas tecnologias.
CÓD. 37 – DVD BLU-RAY e HD-DVD
Atualização tecnológica nos novos formatos de players de alta definição. Analisa o
funcionamento de cada formato, com diagramas em blocos, descrição dos sinais,
detalhamento da unidade Laser e a convergência com o novo sistema de TV de alta
definição. O videogame PLAYSTATION 3 utiliza como leitor de discos uma unidade
BLU-RAY.
CÓD. 38 e 39 (UNIFICADOS) – REPARAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES
CURSO INÉDITO! SUCESSO ABSOLUTO JÁ POR 10 ANOS NO BRASIL!
Este curso visa formar profissionais de manutenção em equipamentos eletrônicos médico hospitalares. Visa preparar o técnico para a manutenção em campo ou em bancada, preparando de fato mão de obra especializada. Abordagem completa sobre cada tema, ensinando a teoria eletrônica de funcionamento e os procedimentos para reparação. Resumo do programa:
Amplificadores operacionais e suas aplicações na medicina; processadores de sinais;
sensores e transdutores; fenômeno eletro-biológico; eletrodos para aplicações clínicas;
medidas em obstetrícia; amplificador ECG; amplificador EEG; diagrama em blocos de
aparelhos com análise de circuitos e árvore de defeitos dos seguintes aparelhos: ECG, EEG, EOG, CARDIOSCÓPIO, MEDIDOR DE PRESSÃO CARDIOVERSOR, MEDIDOR DE RITMO CARDÍACO, MONITOR DE CIRURGIAS, etc. Estudo dos aparelhos que utilizam TRC para visualização; radiologia; ultra-sonografia e muitos outros temas. Eletromagnetismo aplicado na medicina. Fonte de alimentação utilizada nos equipamentos Médicos; esquemas analisados de diversos aparelhos. Técnicas de reparos em todos estes aparelhos mencionados, com análise de defeitos, sintomas e soluções.

São analisados os equipamentos de Raios-X, radiologia, ressonância magnética,
tomografia computadorizada, desfibriladores, monitores cardíacos, esteira ergométrica,
sinalizadores digitais, etc. Diagrama em blocos, análise de circuitos e abordagem da
tecnologia empregada em cada equipamento. Sistemas de proteção de rede elétrica; técnicas de medições em componentes de precisão e componentes SMD/BGA.


CÓD. 40 – AUTOMAÇÃO E MECATRÔNICAEste curso visa formar técnicos em sistemas de automação industrial. A mecatrônica é uma das aplicações mais importantes da eletrônica industrial e dos semicondutores de potência.
Ensina a trabalhar com microcontroladores e CLP. Resumo do programa: teoria dos
tiristores; conceitos de automação com CLP (controlador lógico programável); conceitos de manutenção em sistemas de automatização; aplicação dos sensores; aplicações dos
semicondutores de potência em automação; análise sistemática de circuitos. Este curso é
ideal para eletrotécnicos e técnicos eletrônicos que desejam especializar-se em mecatrônica e robótica.
CÓD. 41 – REPARAÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS
Este curso completo ensinará toda teoria e toda a prática para você se tornar um
profissional de reparos em eletrodomésticos. Após o término deste curso estará apto a
consertar os seguintes aparelhos: ferro de passar, liquidificador, máquina de lavar roupa,
ventilador, enceradeira, chuveiros elétricos, torneira elétrica, batedeira, faca elétrica e
vários outros aparelhos de uso doméstico. Ensina os defeitos e seus procedimentos para
desmontagem e montagem. Técnicas de medições com multímetro; inclui teoria elementar de eletricidade.
CÓD. 42 – ALARMES ELETRÔNICOS E CERCA ELÉTRICACurso preparatório para projetar, montar e instalar sistemas de segurança eletrônica e cercas elétricas. Teoria de funcionamento com os procedimentos de segurança que devem ser adotados pelos profissionais. Tipos de alarmes; sensores; processadores de sinais; recomendado como complemento para os técnicos de CFTV e eletricistas de instalações.
CÓD 43 – REPARAÇÃO DE FORNO DE MICROONDAS
Este curso visa especializar o técnico em reparações de fornos de microondas. Ensina toda teoria de funcionamento das microondas e de todos os dispositivos internos do aparelho: válvula magnétron, sensores de segurança, microprocessador do display, chaves de comutação, diodo de alta tensão, capacitor de alta tensão, etc. Diagrama em blocos e análise de diversos circuitos de várias marcas e modelos. Inclui também o forno conjugado (microondas + elétrico). Defeitos, causas e soluções. Procedimentos de testes de potência, teste de MO e cálculos de temperatura versus potência.
CÓD. 44 – NR-10 PARA ELETRICISTAS
Programa que apresenta toda teoria regulamentada da LEI NR-10 destinada a todos os
eletricistas (esta Lei entrou em vigor em 1-1-2007). Embora este curso não seja validado se for realizada a distância, constitui ainda uma importante fonte de conhecimentos teóricos sobre diversos temas da eletricidade, cuidados e segurança com a eletricidade, prevenção e combate a incêndios e procedimentos de primeiros socorros. Certamente este curso lhe dará uma nova visão para trabalhar com a eletricidade; você será mais cauteloso e saberá enfrentar problemas que infelizmente, podem ocorrer durante uma instalação elétrica. O material didático e técnico deste curso pode servir como material de isonomia para diversos cursos relacionados a eletricidade e a eletrônica industrial. Até mesmos instaladores de CFTV e de alarmes devem conhecer os procedimentos de segurança.

CÓD. 45 – INSTALAÇÕES ELÉTRICASEste curso formará eletricistas de instalações elétricas residenciais e industriais, de baixa, média e alta tensão. Ensina também a utilizar os dispositivos de proteção e manobras usadas em eletrotécnica. Resumo do programa:
Conceitos de eletricidade básica; leitura e interpretação de esquemas e diagramas de fiação; normas de segurança; prática de leitura de esquemas. Dispositivos de segurança e proteção: fusíveis, disjuntores, chaves seccionadoras, botoeiras; prática em diversos circuitos residenciais e industriais; treinamento em dimensionamentos e cálculos para projetos. Normas técnicas para instalações elétricas.
CÓD. 46 – REFRIGERADORES E FREEZERSTeoria e prática de refrigeradores domésticos e freezer. Análise de circuitos de
refrigeradores, com detalhamento de geladeiras e freezer, parte elétrica, mecânica e
hidráulica; estudo do compressor e vaporizador; dispositivos de segurança e sensores;
montagem e desmontagem; defeitos, causas e soluções; como identificar a falta de gás;
como colocar gás; dicas de como montar uma oficina para reparação de refrigeradores.
CÓD. 47 – INSTALAÇÃO E REPARAÇÃO DE AR CONDICIONADOEste curso visa formar e preparar técnicos em instalação e reparação de aparelhos de ar
condicionado de uso doméstico e comercial. Resumo do programa:
Teoria e prática de sistemas de ar condicionado; estudo da física em que se baseia o
funcionamento do ar condicionado; compressor e evaporador; circuitos de controle e de
segurança; árvore de defeitos para orientar o iniciante em reparações; montagem e
desmontagem do sistema de ar condicionado;
CÓD. 48 – INVERSORES DE FREQUÊNCIA E COMANDOS ELÉTRICOS DE
MOTORES
Curso de alta especialização em inversores de freqüência para comandos elétricos de
motores. Além do detalhamento da parametrização em CLP, explora toda tecnologia dos
inversores de freqüência, com detalhamento de funcionamento eletrônicos destes
dispositivos e circuitos de comando. Teoria aprofundada sobre motores elétricos. Este curso é ideal para reciclagem de técnicos de processos industriais que desejam aperfeiçoar-se neste segmento, também muito utilizado em automação e mecatrônica.
CÓD. 49 – REPARAÇÃO DE FONTE CHAVEADACurso destinado a técnicos de reparação de todas as áreas. Apresenta a teoria e a prática das fontes de alimentação chaveadas,. Desde a mais simples até as mais complexas que
utilizam sistema PWM com oscilador MOSFET. Análise sistemática de vários circuitos de fontes chaveadas, cada uma com aplicação em um determinado tipo de aparelho (TV,
micro, FAX, Plasma, Monitor de vídeo, No-break, etc). Inclui ainda estudo dos transistores de potência MOSFET. Procedimentos para identificar defeitos nestas fontes. Como ligar a fonte fora do aparelho, simulando a carga. Medições de componentes da fonte. Defeitos mais comuns e soluções. Como identificar quando o circuito de proteção está defeituoso. Teoria do PWM, PLL, comparador de tensão e fonte tipo FLYBACK.
CÓD. 50 – MEDIÇÕES E RETRABALHOS EM DISPOSITIVOS SMD/BGASaber testar componentes miniaturizados, SMD e BGA e também conhecer os
procedimentos para retrabalhar estes componentes na placa de circuito impresso é uma
necessidade primordial para reparar os atuais aparelhos eletrônicos (desde celular até as
televisões de Plasma e também desde a placa mãe dos computadores até roteadores e
periféricos). Este curso ensina detalhadamente todos os procedimentos de teste e de
retrabalho. Ensina a soldagem de componentes BGA, mostrando passo a passo os
procedimentos, controle da temperatura e do fluxo de ar, uso de fluxo de solda, limpeza da placa com álcool isopropílico; desoxidação de placas usando técnicas e solventes especiais; uso de solda LEAD FREE. Ensina ainda os problemas da estática (ESD) e como preveni-la.
Teoria de fabricação dos chips para melhor entendimento de cada encapsulamento e as
diferenças de cada família de chips. Curso de reciclagem de alto nível técnico.
CÓD. 51 - USO DE OSCILOSCÓPIO E DE INSTRUMENTAÇÃO
Curso que ensina a utilizar todos os recursos do osciloscópio para agilizar os diagnósticos de uma vasta linha de aparelhos (TV, Plasma, LCD, Micro, Fonte chaveada, etc).
Interpretação das figuras de Lissajouz; medições de fase, amplitude e freqüência;
interpretação de oscilogramas (vídeo, áudio, dados e telecomunicações). O curso ensina
também o funcionamento, as aplicações e os principais recursos de vários instrumentos:
analisador de espectro, vetorscópio, frequencímetro, geradores dos mais variados tipos e
multímetros. Sabendo utilizar eficazmente os recursos dos instrumentos, o técnico poderá agilizar as reparações e tornar seus diagnósticos mais certeiros.
CÓD. 52 – LEITURA DINÂMICAEste curso trata de melhorar o desempenho da leitura. Através de técnicas e de treino, você poderá ler mais rápido e entender melhor o que lê. O método consiste em técnicas de leitura espacial e de eliminação da sub-vocalização. O curso ensina todas as técnicas e orienta uma série de exercícios que possibilitarão você atingir suas metas de velocidade de leitura e elevada taxa de compreensão.
Este curso destina-se a qualquer pessoa que faça uso de seu raciocínio em suas tarefas
profissionais ou nos estudos de qualquer área.
CÓD. 53 – TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃOCom este curso você aprenderá as técnicas e os métodos para desenvolver a capacidade da sua memória – memorizar com mais facilidade. Além das técnicas, este curso ensina os exercícios para desenvolver uma excelente memória através das visualizações e imagens mentais. Também são ensinados técnicas para memorização de números, nomes, rostos, datas, textos, discursos, etc. Todos estes ensinamentos são embasados em técnicas de neurolinguística, ensinadas passo a passo pelo prof. Sergio Antunes, que além de engenheiro é também Dr. Em Neurolinguística. Após este curso – se você realmente treinar os procedimentos – terá uma melhor memória, rapidez de raciocínio e terá mais concentração. Este curso destina-se a qualquer pessoa que faça uso de seu raciocínio em suas tarefas profissionais ou nos estudos de qualquer área.
CÓD. 54 – METODOLOGIA DE ESTUDO E MAPA MENTALEste curso é destinado ao desenvolvimento intelectual. Trata-se de um conjunto de técnicas fundamentais da neurolinguística e na psicocibernética. A neurolinguística é a ciência que trata do poder da palavra e dos fenômenos neuro-associados que moldam nosso comportamento. A psicocibernética trata da forma de como ocorrem o processamento das informações em nossa mente. Juntas, estas técnicas possibilitam controlar a nossa mente e melhorar nosso desempenho intelectual, aprender mais, memorizar por mais tempo e ampliar nossa auto-estima. Entre os vários ensinamentos úteis deste curso, está a técnica de anotações através de palavras chaves e um conjunto de procedimentos durante os estudos que ajudarão a aprender mais em menos tempo. Como tirar boas notas nas provas; como aumentar a concentração durante uma leitura e durante uma aula; como ampliar as idéias; como ser mais criativo. . Este curso destina-se a qualquer pessoa que faça uso de seu raciocínio em suas tarefas profissionais ou nos estudos de qualquer área.
CÓD. 55 – TÉCNICAS DE VENDAS E DE MOTIVAÇÃOO objetivo desse curso é desenvolver as habilidades intelectuais. E nada mais apropriado
quando estamos motivados. A motivação é a locomotiva para o sucesso, tanto intelectual
quanto profissional. Este curso apresenta as técnicas para se manter sempre motivadas e
com boa auto estima. São apresentados exercícios para treinar a concentração e a
motivação. Dada a abrangência, este curso é direcionado também para VENDAS pois além de apresentar técnicas eficazes de vendas, destaca uma das mais importantes técnicas que é a motivação. Ensina a como desenvolver altas expectativas e a ter sempre atitudes positivas (nas vendas ou nos estudos). Um dos pontos altos neste curso é a interpretação da Lei da Atração. Conhecer e praticar estas técnicas lhe ajudarão a atingir suas metas na vida com mais garra e determinação e a ter um maior número de vitórias (sucesso pessoal e profissional).
Recomendamos para um melhor desenvolvimento intelectual, a realização dos 4 módulos (códIGOS 52, 53, 54 E 55).










Eu acredito muito que o sucesso de uma pessoa está relacionado com o aproveitamento do tempo.
Há horas suficientes em cada dia, para cada um executar o plano de nossa vida.

Separe tempo para trabalhar – é o preço do sucesso.
Separe tempo para pensar – é a fonte do poder
Separe tempo para divertir-se – é o segredo da juventude eterna
Separe tempo para ler – é a fonte da sabedoria
Separe tempo para fazer amizade – é o caminho da felicidade
Separe tempo para sonhar – é engatar seu vagão nas estrelas
Separe tempo para amar e ser amado – é um grande privilégio que temos
Separe tempo para olhar a sua volta – o dia é muito curto para sermos egoístas
Separe tempo para rir – é a música da alma
Separe tempo para sua fé – é o grande investimento duradouro na vida

Sergio R. Antunes