CURSO: REPARAÇÃO HOSPITALAR

CURSO: REPARAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS MÉDICO HOSPITALARES

- EDIÇÃO 2016

A QUEM SE DESTINA: aos profissionais de eletrônica, elétrica e mecânica industrial que desejam expandir seus conhecimentos técnicos neste rentável e promissor segmento de reparação de aparelhos biomédicos e hospitalares.

PERFIL DO PROFISSIONAL: o reparador de equipamentos e instrumentos médico-hospitalares é o profissional habilitado para fazer reparos, desmontar e limpar peças e componentes, especificar e calibrar instrumentos, diagnosticar defeitos e falhas utilizando instrumentos de testes, reparar placas eletrônicas, instalar equipamentos e instrumentos médico-hospitalares e até projetar sistemas específicos eletro-eletrônicos que atendam clínicas e hospitais.

OBJETIVOS DESTE CURSO: Capacitar e formar mão de obra especializada em manutenção de equipamentos médico e biomédicos, usados em clínicas e hospitais, e também em laboratórios de exames médicos. Especializar na manutenção eletrônica dessa linha de aparelhos especiais.

MODALIDADE DO CURSO: EAD – Educação a Distância por meio de Vídeo Aulas e apostilas em CDR (formato adobe – PDF) para serem lidas no computador. Você estuda quando e onde desejar, no seu próprio ritmo de aprendizagem.

CERTIFICADO: será emitido no final do curso um Certificado de participação, com carga horária de 80 horas.


MATERIAL DIDÁTICO: este curso é composto por 20 mídias (discos) que representam um material valiosíssimo de estudo, sendo 17 DVDs (vídeo aulas) + 3 CDR (apostilas  em PDF) + Certificado.


RESUMO DO CONTEÚDO


  • Introdução do curso, explicações sobre os instrumentos biomédicos; conceitos gerais de eletrônica analógica e eletrônica digital com aplicações exemplificadas em bioeletricidade. Revisa portas lógicas, circuitos combinacionais e seqüenciais e demais temas de eletrônica digital sempre com uma aplicação voltada ao nosso tema. Chips e circuitos integrados. Na segunda parte é apresentado conceitos de biologia, nossa pele e o nosso sistema nervoso, preparando o técnico para receber conhecimentos sobre biomedições, que na maioria dos equipamentos se utilizam do contato em nossa derme e captam bioeletricidade.
  • Sensores, amplificadores e processadores de sinais BIO elétricos. Transdutores elétricos. Analisa as características do nosso corpo e a relação que existe com os circuitos eletrônicos usados nesses equipamentos médicos. Ensina as características dos amplificadores operacionais, sobretudo os seguidores de tensão, isoladores, somadores, integradores e diferenciadores, já que basicamente todos os circuitos de aparelhos médicos-hospitalares utilizam como elemento básico o operacional em diversas configurações. Inclui ainda: conversores A/D e D/A, amplificador de instrumentação, etc.
  • Eletrodos e circuitos baseados na bioeletricidade. Para isto são explicados de forma didática nossas células, com estudo baseado na termodinâmica (como são geradas as correntes elétricas em nossas células com base na termodinâmica, pois é nessa plataforma que estão embasados todos os sensores, transdutores e eletrodos que detectam as correntes elétricas de nosso corpo e enviam para os circuitos digitais de processamento). Diagramas em blocos de configurações de circuitos de processamento usados nos equipamentos.
  • Conceitos dos tubos de raios catódicos e válvulas termoiônicas, ainda usados em equipamentos como cardioscópios e monitoração cardíaca. Como funcionam os circuitos bioelétricos.
  • Procedimentos de manutenção eletrônica voltada aos equipamentos e instrumentos médico hospitalares. Diagnósticos de defeitos. Sistemas de testes. Análise pelo método “entrada boa/saída ruim”. Ensina a refletir sobre as causas dos defeitos.
  • Detalhamento dos equipamentos ECG (eletro cardiograma), EEG (eletro encefalograma), EMG (eletro miograma) entre outros, com diagrama em blocos, análise de circuitos, teoria de apoio e procedimentos de reparação com os defeitos mais comuns e seus diagnósticos.
  • Como funciona o desfribilador e todos os circuitos baseados em eletroterapia. Apresenta diagramas em blocos, análise de circuitos e teoria de apoio. Análise de cardioscópios, com diagramas em blocos e análise de circuitos eletrônicos, destacando a função dos principais componentes de cada estágio. Ensina a técnica de isolar o estagio defeituoso através dos sintomas apresentados pelo aparelho e a correlacionar o sintoma defeituoso com o estágio. Em seguida, quais os componentes mais prováveis de cada defeito.
  • Análise de aparelhos de ULTRASOM, com diagramas em blocos e análise de circuitos eletrônicos, destacando a função dos principais componentes de cada estágio. Ensina a técnica de isolar o estagio defeituoso através dos sintomas apresentados pelo aparelho e a correlacionar o sintoma defeituoso com o estágio. Em seguida, quais os componentes mais prováveis de cada defeito.
  • Teoria completa e conceitos práticos dos equipamentos de Raios-X. Além da teoria embasada na física quântica, há análise de diagramas em blocos e dos dispositivos usados nesses equipamentos.
  • Teoria de funcionamento e diagramas em blocos e circuitos eletrônicos dos Equipamentos de Ressonância Magnética e Tomografia computadorizada. Apresenta teoria de biologia aplicada ao funcionamento desses equipamentos.
  • Análise de circuitos e diagramas em blocos de inúmeros aparelhos médico hospitalares. Aprenderá conceitos da fisiologia do corpo humano para poder entender o funcionamento dos equipamentos biomédicos e saber identificar defeitos pelos sintomas de mau funcionamento. A fisiologia e a biologia são estudados de forma prática e fácil, apenas conceituações.
  • Reparação nas fontes de alimentação chaveadas (circuitos PWM, circuitos de proteção e regulação).

O conteúdo dos E-Books em formato de CDROM, contém o equivalente de 1.500 páginas de conteúdo. Isto é inédito! Um vastíssimo material didático/técnico, com um valor inestimável. Se só as apostilas fossem comercializadas, este curso custaria uma fortuna. Mas graças a três décadas de magistério e mais de 300 obras escritas pelo autor, este feito foi possível a um custo mínimo para o estudante.

Autor deste curso: Sergio Roberto Antunes é Pesquisador e consultor em Eletrônica, consultor em Biofísica, especialista em Refurbished, Professor Universitário, Palestrante, Escritor com mais de 300 obras, Trainner Advanced em PNL e Coach. 32 anos de atividades na Eletrônica e em suas ramificações.


VALOR DO INVESTIMENTO: comunique-se: sergiorobertoantunes@ig.com.br













CURSO DE BIOFÍSICA PARA TÉCNICOS

 DE MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS 

BIOMÉDICOS


A QUEM SE DESTINA: para técnicos eletrônicos, eletricistas e profissionais que prestam assistência técnica em equipamentos médico-hospitalares.

LEGISLAÇÃO: segundo a nova legislação, os profissionais de reparação e manutenção em equipamentos médico-hospitalares e toda linha de aparelhos biomédicos, devem ter conhecimentos essenciais da fisiologia do corpo humano, conhecer ainda as técnicas de funcionamento de equipamentos radioativos, incineração, esterilização e ter conhecimentos de biofísica essencial. Grande parte deste conteúdo, é apresentado em cursos de pós graduação de Física Quântica e de Biofísica.

O QUE É BIOFÍSICA: é uma matéria interdisciplinar que aplica as teorias e métodos da física para resolver questões de biologia. É o estudo da matéria à luz da física quântica, espaço, energia e tempo que ocorrem nos sistemas biológicos.

ESTE CURSO: este curso livre contém em sua programação todos os requisitos para formar técnicos em manutenção em equipamentos biomédicos, apresentando a parte que interessa da Física Quântica, da Biofísica, da Fisiologia e da Eletrônica de reparação.

CERTIFICADO: será emitido no final do curso um certificado com o seguinte título: CURSO DE BIOFÍSICA PARA CAPACITAÇÃO EM REPARAÇÃO DE EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS, com carga horária de 80 horas.
SISTEMA EAD: este treinamento é Educação a Distância, não tendo aulas presenciais. Você estuda em sua própria casa, no horário que melhor lhe convier, usando seu computador e seu aparelho de DVD.

MATERIAL DIDÁTICO: este curso é composto por 12 mídias (discos) que representam um material valiosíssimo de estudo. Não há nada em língua portuguesa disponível no Brasil. Curso inédito!
-          10 DVDs – vídeo aulas para serem assistidas em sua TV com um reprodutor de DVD.
-          2 CD-ROM com todas as apostilas em formato de PDF, para ser lida no computador. Estas apostilas estão ricamente ilustradas. Você terá todo conteúdo registrado em CD-R para possíveis pesquisas. MAIS DE 1500 PAGINAS VIRTUAIS DE CONTEÚDO DIDÁTICO.

PROGRAMA DETALHADO:

·         Fundamentos de física, física quântica e biofísica. Conceitos essenciais de bioeletricidade, ressonância magnética, princípios biofísicos das radiações e ondas eletromagnéticas usadas em tratamentos médicos e em geração de imagens nos equipamentos de tomografia computadorizada. Radiações X. Mamografia e Raiox X. Diatermia infravermelha, ondas curtas, microondas e ultra violeta. Explicações da fisiologia pela termodinâmica (ensina a relação entre a biologia e a física). Composição de nossas células como dipolos.
·         Manutenção de equipamentos biomédicos usando analisador de assinaturas e multímetro digital. Com o analisador de assinaturas é possível reparar circuitos complexos sem esquema elétrico, apenas usando o processo comparativo, explicado neste curso.

·         Conceitos de recuperação de placas contendo componentes SMD e BGA,

·         Temas de física abordados sem uso de fórmulas e matemática, apenas para ensinar conceitos que são aplicados na prática da reparação em equipamentos biomédicos.


VALOR DO INVESTIMENTO

AGORA PODERÁ FAZER OS DOIS CURSOS JUNTOS COM DIREITO A DOIS CERTIFICADOS POR UM PREÇO MAIS ECONÔMICO. Informe-se comigo sobre estas condições promocionais através do meu email
sergiorobertoantunes@ig.com.br