REDAÇÃO E CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE EM REDAÇÃO COM MAPAS MENTAIS
Vou passar uma dica interessante para meus alunos e amigos leitores. Trata-se de como ter mais criatividade nas redações usando MAPAS MENTAIS.
Costumo dizer que nós, profissionais, somos avaliados não pelo que sabemos mas pela maneira pela qual nos expressamos. E é através da redação (comunicação escrita) e da Oratória (comunicação verbal) que podemos nos expressar de maneira apropriada.
“Quem pouco lê mal fala, e quem mal fala, pior escreve!”

A redação ganhou um papel muito importante na comunicação por causa da Internet. Embora escrever e-mails e enviar recados em sites de relacionamentos tenham lá sua característica própria, ainda assim é importante ter criatividade para poder expressar em poucas palavras todas as idéias principais de uma comunicação.

Antes de iniciar a abordagem acadêmica, gostaria de fazer uma brincadeira. Quero que leiam este texto abaixo e reflitam sobre o poder da interpretação das palavras.
Foi encontrado o seguinte testamento:


“Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.”
Quem tinha direito aos bens? Eram quatro concorrentes.
O sobrinho assim pontuou o texto:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
A irmã pontuou assim:
“Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O alfaiate vez a sua versão:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O procurador dos pobres pontuou assim:
“Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!”



A escolha das Palavras
O escritor moderno entra diretamente no assunto e evita os circunlóquios, rodeios
desnecessários.
RedaçãoRedigir é projetar, planejar e desenvolver um pensamento, através de uma perfeita estrutura
frasal obtida dos recursos da gramática.
Quem escreve é levado a isolar-se da agitação, a pensar, a refletir. Aí está o mérito da
redação. Quem escreve concentra-se, analisa, raciocina, critica, apresenta soluções próprias.
Quem escreve aprende a ver em profundidade, descobre o mérito relativo das coisas e põe
às claras os enganos da vida.
Escrever é o mais adequado meio para a formação de nossa personalidade. A redação nos faz meditar sobre a vida.
Uma redação deve sempre demonstrar qualquer coisa, mesmo que o tema não imponha essa
demonstração.
Redigir é, assim, responder a um quesito proposto, desenvolvendo um pensamento, uma
idéia. Este quesito pode ser uma descrição, narração, etc.
Descrição
Descrição é o retrato que fazemos, por meio da palavra, de um ser, coisa ou objeto. É fazer
“ver”, em termos de reconstituição mental, o que se retrata com a linguagem.
A descrição pode ser técnica ou científica, quando dá a conhecer um objeto, e literária,
quando se busca produzir, pela forma do objeto descrito, a emoção estética.
NarraçãoNarração é a representação de um acontecimento por meio de palavras.
Três são os elementos centrais de uma narrativa: as personagens, as ações e as idéias.
Em toda narrativa há sempre descrição. Para compor uma narrativa literária devemos
conhecer bem a história que vai ser contada. A narrativa literária não é uma explanação ou
comentário para efeito didático; sua finalidade é despertar emoções, sugerir.
Sugerir é escolher alguns elementos e dispô-los de tal maneira, que provoquem no leitor,
por associação, novas idéias e sensações.
Dissertação
A - Dissertação Objetiva
É a exposição de um conjunto de idéias. Ela transmite conhecimentos e tem como
finalidade instruir e convencer. Uma apostila é uma dissertação objetiva. A dissertação
objetiva tem caráter técnico.
B – Dissertação Subjetiva
Nesta, o autor externa sua visão pessoal, opiniões e impressões. É uma ordenação
intencional das idéias. A dissertação subjetiva tem caráter literário.

COMO ESCREVER E-MAIL CORRETAMENTESe você tem algo importante a dizer em seus e-mails, é preciso deixar isso muito claro desde o principio. Caso contrário há boa chance de que sua mensagem eletrônica vá para a lixeira antes mesmo de ser lida.

No meio de tanta informação, conseguir que o destinatário tenha pelo menos a curiosidade de abrir sua mensagem já é uma vitória. Para isso é necessário empregar alguns recursos, a começar pelo cabeçalho que contém o assunto. Assim serão necessários algumas dicas para garantir a leitura de seu e-mail pelo destinatário:
- preencha o campo “Assunto” com um resumo objetivo da mensagem.
- Use uma saudação como “Caro Fulano” que certamente ajudará a confirmar ao destinatário que a mensagem é realmente destinada a ele.
- Mensagens longas devem ser estruturadas com introdução, desenvolvimento e conclusão. Utilize linhas em branco entre a saudação, os parágrafos e sua assinatura
- Evite termos pomposos ou antiquados como “supracitado”, “não obstante”, “outrossim”, “data vênia”, e similares.
- Não use palavras supérfluas nem palavras que não contribuam para a exposição. Trate de modo direto, seja o assunto subjetivo ou objetivo. A comunicação pela Internet não comporta os antigos períodos longos, quilométricos que caracterizam escritores de outras épocas.
- Não escreva os textos somente em maiúsculas ou em minúsculas. As primeiras podem parecer agressivas e as segundas podem dar a impressão de que a pessoa que escreveu estava com pressa ou desinteressada.
- Defina os objetivos da mensagem, perguntando a si mesmo: qual o retorno de que preciso? Estou informando, tentando convencer ou apenas solicitando?

COMO ESTRUTURAR AS REDAÇÕES USANDO MAPAS MENTAISVocê pode usar os mapas mentais a qualquer hora, quando receber uma informação através de uma aula ou através de uma leitura ou quando desejar estruturar uma redação ou dissertação.

- Primeiro escreva o tema principal no centro da pagina.
- Depois coloque as informações que possui sobre aquele assunto sob a forma de palavras-chaves. Não se preocupe com a ordem.
- Ligue todas as palavras chaves ao tema principal, usando os ramos e sub-ramos.
- Com estas ligações você verá que os ramos vão criar novas palavras chave.
- Escreva seu texto ou redação usando o esqueleto do mapa mental que você acaba de fazer.

Assim que terminar o mapa mental já terá estruturado um esqueleto para a sua redação. Você precisará apenas acrescentar músculos e pele ao esqueleto usando as palavras.
Para se dar bem numa redação no vestibular, exames da OAB ou em concursos, você vai ver que basta treinar alguns assuntos que tem mais chance de aparecer na prova e memorizar uma lista de palavras chave.
Com o esqueleto do mapa mental, você se torna capaz de distinguir rapidamente o que é importante e o que não é na hora de estudar e fazer a redação. Alem de economizar muito tempo, vai ter mais criatividade.

Se você partir de uma idéia geral e criar 5 idéias principais, um aumento de 500% na produção criativa. Em seguida, crie palavras chaves para 3 idéias complementares; para cada uma delas, crie palavras chaves para 3 Detalhes. Para cada Detalhe crie palavras chaves para 3 Sub Detalhes. Finalmente, para cada subdetalhe crie palavras chaves para 2 minúcias. Com o auxilio do mapa mental você conseguiu produzir 465 palavras chaves! Isto representa cerca de 46.500 % mais idéias do que no inicio!